Como melhorar a forma de estudar? - 1º PERCURSO
COMO MELHORAR A FORMA DE
ESTUDAR? - 1º PERCURSO
(por Osvaldo Lima)
Estudar é uma questão de atitude. É
uma decisão de romper com o comodismo, com a “cegueira”, para
alcançar o conhecimento almejado. Para que isso ocorra se faz
necessário o interesse, a dedicação, o compromisso e a
perseverança de cada indivíduo diante do seu objeto de estudo.
Sendo assim, o processo de aprendizagem está diretamente relacionado
com o comportamento do indivíduo diante da realidade. O processo de
aprendizagem é uma aventura que começa ao nascer e que pode ser
aperfeiçoado, ou não, ao longo dos anos com as experiências
vivenciadas.
Nessa longa aventura, algumas
orientações podem ajudar a desenvolver melhor a inteligência em
vista do aprendizado. O objetivo aqui não é dar nenhuma “receita
do sucesso”, mas apontar um “método”, um “caminho”, no
meio de milhares existentes.
1ª) MOTIVAÇÃO
- Quais são as suas motivações?
- Quais são os seus interesses?
- Qual é a relação que existe entre aquilo que te interessa e aquilo que você precisa aprender?
- É preciso vontade para agir.
- VONTADE = Um sentimento que incita alguém a atingir o fim desejado
- QUERER = manifestação da vontade. (Mc 10,46-48)
2ª) OBJETIVOS CLAROS
- Quais são os seus sonhos para o futuro?
- Quais são os seus objetivos?
- Quais são os seus objetivos com as experiências escolares, com a matéria que está estudando?
- O quê há de interessante nessa matéria?
- Qual o primeiro passo para você alcançar o seu objetivo?
- O que isto fará para você e como você saberá que alcançou os seus objetivos?
3ª) CONFIANÇA
- Como suscitar e deixar vivo o interesse/objetivo?
- Não segure nada para você, compartilhe.
- O valor da amizade e a relação afetiva.
- Experimente a amizade com as pessoas, livros, músicas, etc.
- A amizade é um ponto de referência entre a cegueira e a lucidez.
4ª) PENSAR DIFERENTE
- É necessário mudar a atitude mental
- Quando começa a aula, como você pensa?
a)
Atitude Negativa: são
barreiras para alcançar os seus objetivos
- Que aula chata?
- Para matéria chata?
- Falta quanto tempo para acabar essa aula?
- O que é importante saber nessa aula?
- Como isso pode me ajudar?
- Como eu posso reter esta informação?
- Como posso tornar esta informação interessante?
5ª) PREPARE O CORPO PARA ESTUDAR
- Faça alguma atividade física para compensar o estresse mental e vice-versa.
- Tenha sempre uma alimentação leve e equilibrada:
- Durma bem, no mínimo sete horas. Durante o sono o cerébro organiza as informações captadas durante o dia. Neste momento é formada a memória de longo prazo. Caso contrário, o esquecimento e a distração afetarão o seu cotidiano.
6ª) ORGANIZE OS ESTUDOS
- Estudar melhor em menos tempo.
- Elabore um planejamento para os seus momentos de estudo: mensal, semanal e diário.
- Elabore uma grade de horários, relacione suas tarefas e os prazos de execução.
- Crie uma rotina.
7ª) TENHA COMPROMISSO
- Você é o responsável pelo que se passa na sua cabeça.
- Foco = objetivo + prazo
- Evite distrações: celular, televisão, video-game, redes sociais, etc.
- Persistência e constância de propósito
- Autodisciplina
8ª) CRIE ESTRATÉGIAS
- Arte de saber fazer boas escolhas
- Estudar muitas horas não significa aprender muito.
- Intervalos durante o estudo – regra dos 45/15
- Pare de estudar quando estiver cansado
b) Fazer uma leitura do conteúdo
a ser estudado:
- Tenha uma visão geral do conteúdo a ser estudado: o que é?
- Busque detalhar o conteúdo: Como é? Quando? Por quê?
- Faça uma leitura seletiva e especializada sobre o conteúdo.
c) Memória:
- Exercite a memória - técnicas de memorização.
- Faça anotações: palavras-chaves, resumo, passar a limpo, etc
- Observe o critério de relevância: o que é primordial saber?
- Elabore imagens mentais: use desenhos ou mapas mentais (palavras, desenhos/figuras, cores)
- Fichamentos/FlashCard
- Busque compreender e não memorizar: durabilidade do conhecimento
- Desenvolva sua concentração: Sudoku, jogos lógicos, exercícios mentais, etc.
- Faça um momento de meditação antes do estudo – mente descansada e a necessidade do silêncio.
- Aprendizado inconsciente – intuição/insight
Comentários